Receitas e Drinks
Receitas e Drinks
PWA
Receita de Peru com limão e ervas
RECEITA

Receita de Peru com limão e ervas

receita de Peru com limão e ervas gelado | como fazer Peru com limão e ervas passo a passo | Peru com limão e ervas simp

⭐ 0.0 (0)

A combinação de limão com ervas deixa o peru delicioso e a casa toda com cheirinho de Natal. A receita é cheia de técnicas para tirar o excesso de tempero pronto ultraprocessado que vem no peru congelado, encontrado nos supermercados. Com os novos sabores, a ave fica mais fresca, saudável e gostosa para a ceia.

Modo de preparo

  1. Para que o peru mantenha a textura, o ideal é ele descongelar de maneira lenta e uniforme. Então, coloque o peru (ainda na embalagem) sobre uma assadeira e leve para a geladeira. Deixe descongelar por cerca de 48 horas.
  2. Passado esse tempo, retire o peru da geladeira e separe os miúdos (eles podem ser reservados para outra receita, como o molho aveludado de peru de natal). Como não encontramos mais peru sem tempero pronto no mercado, siga os passos a seguir para amenizar o sabor artificial: coloque o peru numa tigela bem grande e lave sob água corrente; cubra com água e deixe de molho por 10 minutos; descarte a água e repita o processo mais uma vez.
  3. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).
  4. Retire o peru do demolho e deixe sobre um escorredor de macarrão grande, com a cavidade para baixo, para escoar o excesso de água.
  5. Enquanto isso, lave, seque e pique fino 1 galho de alecrim e 1 ramo de tomilho. Quebre as sementes de coentro no pilão — assim elas liberam melhor o aroma. Descasque e rale os 4 dentes de alho numa tigela. Lave, seque e faça raspas da casca do limão — reserve o limão raspado, ele será usado no passo 9 da receita.
  6. Junte 50 g da manteiga ao alho ralado, adicione o alecrim e o tomilho picados, as sementes de coentro, o café em pó e as raspas do limão. Misture bem e reserve. Essa manteiga será usada para temperar a carne do peru, sob a pele.
  7. Numa panela pequena, coloque o restante da manteiga, adicione 1 galho de alecrim, 1 ramo de sálvia e 2 ramos de tomilho e leve ao fogo baixo para derreter. Adicione o vinagre e o extrato de tomate, misture bem e desligue o fogo. Essa manteiga infusionada vai ser usada para pincelar o peru na hora de assar.
  8. Com um pano de prato limpo, seque bem o peru por dentro e por fora — assim a pele fica mais sequinha e dourada ao assar. Com a ponta dos dedos, solte delicadamente a pele do peito, tomando cuidado para não rasgar. Espalhe bem a manteiga temperada entre o peito e a pele e também entre o peito e a coxa do peru, sob a pele.
  9. Corte o limão reservado ao meio e espete em cada metade 10 cravos. Com um barbante, amarre 6 ramos de sálvia, 6 galhos de alecrim, 3 ramos de tomilho e 3 ramas de canela formando um buquê. Insira as metades do limão e o buquê de ervas na cavidade do peru.
  10. Posicione o peru na tábua com o peito para cima. Corte um pedaço bem grande de barbante. Segure uma ponta em cada mão e passe o centro do barbante sob o curranchinho – aquele rabinho, que forma um bico. Levante o barbante e cruze sobre as coxas; enrole cada ponta de barbante na ponta de uma coxa e puxe para cima, fechando a cavidade e deixando as coxas unidas e rentes ao peito. Passe o barbante pela lateral do peru, prendendo as asas de modo rente ao peito, cruze o barbante na região do pescoço e volte as pontas para amarrar nos ossinhos das coxas — além de deixar o peru mais bonito, essa amarração faz com que ele asse de maneira uniforme.
  11. Transfira o peru para uma assadeira grande, com o peito para cima, sobre uma gradinha (se preferir, faça uma cama de cebola em rodelas) e distribua os ramos de louro ao redor.
  12. Pincele um pouco da manteiga derretida sobre todo o peru — isso evita que o papel-alumínio grude na pele. Cubra a assadeira com papel-alumínio e leve ao forno para assar por 40 minutos.
  13. Retire o peru do forno e, com cuidado para não se queimar com o vapor quente, remova o papel-alumínio da assadeira. Pincele novamente um pouco da manteiga sobre todo o peru e volte a fôrma ao forno para assar por mais 1 hora e 20 minutos, pincelando a manteiga derretida a cada 20 minutos — assim a carne fica úmida e a pele bem dourada.
  14. Enquanto isso, corte o topo das cabeças de alho. Lave e seque as minicenouras, as pimentas e transfira para uma tigela. Junte o restante do alecrim, da sálvia e do tomilho, tempere com sal e pimenta e regue com 4 colheres (sopa) de azeite. Misture bem e reserve.
  15. Quando faltarem 40 minutos para o tempo final, retire a assadeira do forno, pincele o peru com a manteiga derretida e distribua as cenouras, as pimentas, as cabeças de alho e as ervas ao redor da ave. Atenção: se o peito do peru já estiver muito dourado, cubra com um pedaço de papel-alumínio para evitar que a pele se queime.
  16. Para verificar se o peru está assado, fure a junção da coxa com o peito com uma faquinha: se o líquido que escorrer for transparente, está no ponto; do contrário, deixe assar por mais alguns minutos. Se você tiver um termômetro, a temperatura interna deve estar no mínimo a 75 ºC.
  17. Retire o peru do forno e dê uma última pincelada com a manteiga derretida para deixar a preparação bem brilhante. Deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de servir — assim os sucos da carne se redistribuem e o peru fica mais suculento.

Siga os passos e bom apetite! 🍽️

Tags

peru, inteiro, cerca, manteiga, temperatura, ambiente, alho, limao, cafe, vinagre, vinho, branco, extrato, tomate, semente, coentro, cravos, india, ramas, canela

Comentários

Ainda sem comentários.

Deixar comentário